12 de outubro de 2012

Barcelona & Gaudi

Minha primeira parada em terras espanholas: Barcelona! Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e seus principais pontos turísticos são obras do arquiteto Gaudi. 
Uma das obras de Gaudi é a Igreja Católica Sagrada Família, destaque da cidade, obra ainda em construção. A construção iniciou em 1882 e a finalização do projeto está prevista para 2026.

Fig 1 - Vista da Sagrada Família

Os guindastes já fazem parte do cenário. 

  Fig 2 - Sagrada Família

A Sagrada Família é rica em detalhes, tanto internamente quanto externamente. A entrada é de 16,50 euros, se você já adquirir a entrada para as demais obras do Gaudi, consegue desconto.
Para a parte inferior que é menor, o subsolo da igreja, onde Gaudi está enterrando, não é cobrada entrada. 

Fig 3 - Teto da Igreja

Outra obra desse grande arquiteto catalão é a Casa Milá, mais conhecida como La Pedrera. É um edifício de apartamentos, construído em 1905-1907 que até hoje é exemplo de modernismo, desafia os moldes tradicionais. Já naquela época Gaudi pensava em aproveitar a luz natural com muitas janelas (sustentabilidade). O prédio é feito para o "toque", com todos os cantos arredondados, não há um canto sequer de linhas retas. Inclusive os móveis eram projetados de forma arredondada. 

 Fig.4  - La Pedrera

Um dos pontos de destaque é a cobertura, com uma bela vista para a cidade. Alguns dizem que essa cobertura se parece com superfície Lunar. Outros com deserto. Uma coisa é certa, é muito diferente de muita coisa que já vi até hoje.

 Fig. 5 - Cobertura de La Pedrera

Outra residência arquiteda por Gaudi é conhecida como Casa Batló, pois pertencia a Família Batló.

Fig 6 - Casa Batló

Tanto na Casa Batló como na La Pedrera, é possível alugar Audio Guide em diversos idiomas para conhecer um pouco mais da história dessas construções. 

Parque Güell - Parque arquitetato por Gaudi, encomendado pelo empresário Eusébio Guell. Tornou-se Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984. O parque mistura natureza e obras de Gaudi e tem uma belíssima vista da cidade de Barcelona. Neste parque também está localizado a casa onde Gaudi morou, um dos poucos locais que se cobra entrada. A entrada ao parque é gratuíta. 
Me apaixonei pelo colorido deste parque, tanto nas obras, quanto no espaço natural! Os ladrilhos de diversas cores me encantaram!

Mesmo sendo meados de setembro, o calor era intenso, em torno de 302oC, uma garrafinha de água é um acessório obrigatório. Quando planejei esta viagem para setembro, pensei que o calor já estaria mais ameno, pois ouvi falar que no auge do verão (julho, agosto) chega a 45oC. 








Os ingressos para esses pontos turísticos são um pouco caros, mas Barcelona sem Gaudi não seria a mesma coisa, portanto, visitar essas obras é fundamental. A moderna arquitetura de Gaudi deixa a cidade super atraente e charmosa. 
Para aproveitar os descontos, também é possível adquirir o Barcelona Card já no aeroporto. Com o Barcelona Card você consegue descontos em diversas atrações turísticas. Para 3 dias, são 35 euros. A maior vantagem é o acesso ilimitado ao transporte público, por que para as atrações mencionadas acima, o desconto é de apenas 10% a 20%. Há mais descontos para outros museus, que eu aproveitaria se ficasse mais tempo na cidade. 
Andar de metro em Barcelona é super fácil e prático. Já do aeroporto peguei um trem para o centro da cidade e depois um metro para o hostel. É gostoso andar a pé pela cidade, mas o calor incomoda um pouco. E lá pelo teceiro dia meus pés já estavam reclamando! :-) 

9 comentários:

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails