12 de outubro de 2012

Barcelona & Gaudi

Minha primeira parada em terras espanholas: Barcelona! Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e seus principais pontos turísticos são obras do arquiteto Gaudi. 
Uma das obras de Gaudi é a Igreja Católica Sagrada Família, destaque da cidade, obra ainda em construção. A construção iniciou em 1882 e a finalização do projeto está prevista para 2026.

Fig 1 - Vista da Sagrada Família

Os guindastes já fazem parte do cenário. 

  Fig 2 - Sagrada Família

A Sagrada Família é rica em detalhes, tanto internamente quanto externamente. A entrada é de 16,50 euros, se você já adquirir a entrada para as demais obras do Gaudi, consegue desconto.
Para a parte inferior que é menor, o subsolo da igreja, onde Gaudi está enterrando, não é cobrada entrada. 

Fig 3 - Teto da Igreja

Outra obra desse grande arquiteto catalão é a Casa Milá, mais conhecida como La Pedrera. É um edifício de apartamentos, construído em 1905-1907 que até hoje é exemplo de modernismo, desafia os moldes tradicionais. Já naquela época Gaudi pensava em aproveitar a luz natural com muitas janelas (sustentabilidade). O prédio é feito para o "toque", com todos os cantos arredondados, não há um canto sequer de linhas retas. Inclusive os móveis eram projetados de forma arredondada. 

 Fig.4  - La Pedrera

Um dos pontos de destaque é a cobertura, com uma bela vista para a cidade. Alguns dizem que essa cobertura se parece com superfície Lunar. Outros com deserto. Uma coisa é certa, é muito diferente de muita coisa que já vi até hoje.

 Fig. 5 - Cobertura de La Pedrera

Outra residência arquiteda por Gaudi é conhecida como Casa Batló, pois pertencia a Família Batló.

Fig 6 - Casa Batló

Tanto na Casa Batló como na La Pedrera, é possível alugar Audio Guide em diversos idiomas para conhecer um pouco mais da história dessas construções. 

Parque Güell - Parque arquitetato por Gaudi, encomendado pelo empresário Eusébio Guell. Tornou-se Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984. O parque mistura natureza e obras de Gaudi e tem uma belíssima vista da cidade de Barcelona. Neste parque também está localizado a casa onde Gaudi morou, um dos poucos locais que se cobra entrada. A entrada ao parque é gratuíta. 
Me apaixonei pelo colorido deste parque, tanto nas obras, quanto no espaço natural! Os ladrilhos de diversas cores me encantaram!

Mesmo sendo meados de setembro, o calor era intenso, em torno de 302oC, uma garrafinha de água é um acessório obrigatório. Quando planejei esta viagem para setembro, pensei que o calor já estaria mais ameno, pois ouvi falar que no auge do verão (julho, agosto) chega a 45oC. 








Os ingressos para esses pontos turísticos são um pouco caros, mas Barcelona sem Gaudi não seria a mesma coisa, portanto, visitar essas obras é fundamental. A moderna arquitetura de Gaudi deixa a cidade super atraente e charmosa. 
Para aproveitar os descontos, também é possível adquirir o Barcelona Card já no aeroporto. Com o Barcelona Card você consegue descontos em diversas atrações turísticas. Para 3 dias, são 35 euros. A maior vantagem é o acesso ilimitado ao transporte público, por que para as atrações mencionadas acima, o desconto é de apenas 10% a 20%. Há mais descontos para outros museus, que eu aproveitaria se ficasse mais tempo na cidade. 
Andar de metro em Barcelona é super fácil e prático. Já do aeroporto peguei um trem para o centro da cidade e depois um metro para o hostel. É gostoso andar a pé pela cidade, mas o calor incomoda um pouco. E lá pelo teceiro dia meus pés já estavam reclamando! :-) 

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Como é bom relembrar os bons momentos da vida, não é? bjs

      Excluir
  2. Ai Bia, toda vez que vejo fotos de lugares que já fui me dá um arrepio tão bom! Morro de saudades!!!!Barcelona é demais , nao? Vc foi à praia?
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui dar uma espiadinha na praia sim!!! Muito lindo!!! bjss

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que ótimo Dar, obrigada pela visita!!! bjss

      Excluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails