8 de outubro de 2012

Preparativos de viagem

Olá pessoal!

Sempre que vou viajar faço uma pré-listinha de tudo que preciso verificar. Para não fazer essa listinha sempre (e não correr o risco de esquecer alguma coisa), coloquei essa listinha no meu celular e segue aqui para vocês:

- Colocar identificação em todas as malas, do lado de dentro e de fora. Inclusive na bagagem de mão. Identificar com nome, telefone, endereço e e-mail. Se possível, colocar também o seu endereço temporário, ou seja, o hotel ou local onde ficará hospedado (caso sua bagagem desapareça nessa cidade, fica mais fácil).

- Levar transformador ou plug universal. Afinal, dependendo do país que você for visitar, a tomada muda bastante. Não esquecer que será necessário carregar a máquina fotográfica, o celular e ainda talvez usar o secador... Ah não vale pegar emprestado do amigo e deixar ele com uma máquina fotográfica sem bateria.

- Se for viajar de trem, vale a pena levar um cadeado de bicicleta, principalmente se for dormir no trem. Em muitos países o risco de roubo é baixo, mas não custa prevenir (li essa dica em um blog, não lembro qual, mas adorei).

- Levar bolsinhas para separar o $$$. Caso aconteça de você perder uma bolsinha ou ser roubado, ainda vai sobrar um pouco de dinheiro em outra bolsinha... Levar cartão do Visa travel money também é ótimo. Levar o $$$ na moeda local e alguns reais para a volta.

- Levar bagagens fáceis de carregar e isso depende do estilo da sua viagem. Pode ser um mochilão ou malas. Mas malas, somente com rodinhas, claro. Lembre-se que não é em todo lugar que você vai ter ajuda para carregar sua mala, então seja prático. Algumas estações de trem ou na troca de aeroportos, pode ser que você encontre escadas e nada de elevador. 
Para compras, coloque outra mala dentro da mala maior e terá mais espaço na volta. 

- Se seu objetivo for fazer compras, leve o suficiente para apenas uns dois dias. E já nos primeiros dias compre roupas, shampoos... Assim você não tem o peso daquilo que levou do Brasil e tem mais espaço para compras. Para os cosméticos, também vale a pena levar aquelas miniaturas de perfume ou creme ou produtos que já estejam no final e vai jogar fora a embalagem. Um peso a menos!
Outra dica ainda é levar roupas que você já vem pensando em doar ou que estão velhinhas (meias, roupa íntima) e deixar por lá mesmo.

- Leve na bagagem de mão, no voo internacional, uma muda de roupas. Se a sua bagagem for extraviada, você não vai ser pego desprevenido.
Também vale a pena levar lencinhos de limpeza e um hidratante, pois no voo o ar é muito seco.

- Levar um guia de viagem, são super úteis. E ao chegar na cidade, procurar um centro de informações, pois eles sempre tem mapas de graça. Chegar já no local com o roteiro certo de como chegar ao hotel ou hostel. Evitar chegar a noite, pois como você ainda não conhece o bairro, pode ser perigoso ou difícil de encontrar.

- Se for visitar algum amigo brasileiro que mora no exterior, não esqueça de levar os nossos quitutes, tais como: leite condensado, sonho de valsa, goiabada, maguari de maracujá, Natura com produtos bem brasileiros, guaraná, sonho de valsa, panetone, bono, pão de queijo. Já ouvi falar até de algumas pessoas que levaram picanha! Isso tudo vai depender para onde você está indo. E na verdade, não é permitido levar comida, a não ser que esteja na embalagem original, mostrando que é um produto industrializado. Se for algo caseiro, como geléias, o aeroporto pode alegar que você está levando alguma doença para o país deles e seu produto pode ser confiscado.

- Verificar se você pode tomar água da torneira. Na Alemanha você pode, assim é um gasto a menos. Tenha sempre uma garrafinha em mãos.

- Levar seus medicamentos para dor de cabeça ou qualquer outro que você esteja habituado, pode ser que você não consiga comprar por lá. Ou por exigirem receita, ou por ser um medicamento diferente. Se for levar uma quantidade maior de medicamentos, é melhor levar uma receita médica também, caso perguntem na alfandega a necessidade disso tudo. Lembre-se que você está indo para um local de clima diferente e com comida e temperos diferentes, isso pode ocasionar um ataque de rinite ou uma baita dor de estômago. Previna-se.

- Levar cadeado para a bagagem e para os armários, se for ficar hospedado em hostel.
Eles tem direito de abrir sua bagagem no aeroporto e caso façam isso, costumam colocar um aviso informando que sua bagagem foi confiscada (pelo menos deveriam). Por isso já existem alguns cadeados do tipo "universal", que eles conseguem abrir no aeroporto sem quebrar e assim, fechar novamente após a vistoria.

- Levar uma boa bagagem de mão, para carregar os documentos, $$$, mapas e guias, água, um lanchinho, protetor solar, óculos de sol, lenços umedecidos, álcool gel, máquina fotográfica.... Pode ser uma bolsa maior ou uma mochila.

Vi algumas pessoas até carregando aquela bolsa dobrável dentro da bagagem de mão, caso comprem alguma coisa ou no caso das cias aéreas low cost que permitem que você tenha apenas uma bagagem de mão, assim basta colocar tudo dentro dessa bolsona. 

- Para a máquina fotográfica, também vale a pena pensar em uma bateria extra e um cartão de memória extra ou um pen drive para salvar as fotos. Eu prefiro cartão de memória extra, pois numa viagem talvez não se encontre tempo ou um computador para baixar as fotos. 

- Na alfandega, além do passaporte, eles podem perguntar quantos dias você vai ficar, aonde vai ficar hospedado e qual o objetivo da viagem. Tenha essas informações em mãos. 

- Cópia do passaporte e documentos. Imprimir as informações de passagens e reservas. Eu inclusive adiciono no google docs para poder acessar de qualquer lugar, se necessário. Isso é muito importando no caso de perda ou roubo de documentos.

Enfim, espero ter contribuído com os preparativos...prevenção nunca é demais. E... Boa Viagem!!!

Você também tem algum preparativo pré-viagem?


3 comentários:

  1. Amei ler suas dicas de viagem, uma que eu sempre pratiquei foi levar muda de roupa extra na bagagem de mao para evitar apertos em caso de perda da bagagem; Eu sempre tiro copia de todos os meus documentos e deixo copias nos meus emails, se vou para casa de algum amigo envio copia para o email dele tambem. Com relacao a dinheiro eu gosto de dividir em tres, carteira, dentro de algum bolsinho da bolsa e no bolso da calca/bermuda/saia que eu esteja vestindo, em viagem so levo roupa com bolsos porque em caso de perda ou roubo tendo dinheiro comigo ja evito muita dor de cabeca.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails