4 de setembro de 2011

Voltando para Holanda!

A Ana Célia, criadora dos blogs "Redescobrindo São Paulo"  e The Netherlands 2011,  que já contribiu com o Vício Viagem falando de Amsterdam aqui, agora voltou para nos contar as suas aventuras pela cidade de Leiden!
Obrigada Ana, sua participação é sempre muito bem vinda aqui!



LEIDEN
Holanda não é só Amsterdam, e sinceramente, acho que todo turista que vem pra cá e conhece só Amsterdam, não conheceu a verdadeira Holanda.
Muitos turistas vão embora de Amsterdam com a impressão de que a Holanda inteira é só maconha e promiscuidade.
Sim, há coffee shops (lugar onde você pode comprar e fumar maconha) em várias cidades da Holanda . Também há prostitutas em outras cidades. Mas é saindo de Amsterdam que os turistas poderão ver que a Holanda é também um país lindo, calmo, com seus moinhos, flores e velhinhos andando de bicicleta.
Estou morando perto de Leiden, uma cidade na província da Holanda do Sul, que fica a aproximadamente 40 km de Amsterdam.
A Universidade de Leiden, de 1575, é a mais antiga da Holanda, e praticamente movimenta a cidade. Por causa dela Leiden tem muitos bares, restaurantes e movimento de pessoas jovens. Mas também tem museus, e a paisagem aqui é linda. Apesar desse movimento dos estudantes, Leiden é bem tranqüila. Na primavera e no verão, os canais ficam cheios de barcos passeando, e há muitos turistas por aqui. Acho que um dos pontos mais cobiçados pelos turistas é o Moinho De Valk, que foi construído em 1743, e esteve ativo até 1947. E pelo que entendi, lá eram moídos cereais (milho), e hoje é um museu. Tem uns 4 andares. Vale a pena a visita!
  Moinho 

Leiden tem 12 museus! Entre eles, o Hortus Botanical Garden (jardim botânico), onde nos dias de sol é um ótimo lugar para se fazer um piquenique. Para as crianças, tem o Naturalis, museu de história natural. Para ver outros museus, clique no link abaixo:

Jardim Botânico


Foi em Leiden que nasceu Rembrandt, um artista do século XVII, considerado um dos mais importantes da época, e o maior artista holandês. Mas apesar de Leiden ser sua cidade natal, o museu Rembrandt encontra-se em Amsterdam.
Leiden tem igrejas lindas, que infelizmente estão quase sempre fechadas. Vale a pena visitar o forte, de onde é possível ter uma bela vista da cidade.


Vista

Forte

Aos sábados e domingos, a Haarlemmerstraat, principal rua de comércio, fica cheia, e lá você pode provar o tradicional stroopwafel feito na hora!
Veja mais sobre o stroopwafel aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails