2 de julho de 2011

Vamos para Holanda?


Olá, pessoal. Hoje temos uma convidada especial, a Ana Célia do Blog Redescobrindo São Paulo. Ela está morando na Holanda por um tempo e ela vai contar um pouco sobre a maior cidade dos Países Baixos.

Olá! Meu nome é Ana Célia, e este ano estou morando na Holanda. Cheguei em janeiro, e volto em janeiro do ano que vem.
Já fui algumas vezes pra Amsterdam e vou falar um pouquinho sobre essa cidade tão famosa.

Amsterdam é a capital e a maior cidade da Holanda. Tem cerca de 800.000 habitantes.
Quando falamos em Amsterdam, provavelmente a primeira coisa que nos vem à lembrança é maconha e red light district. Ou os canais que cortam a cidade e as construções antigas.
Mas Amsterdam é muito mais que isso...
A começar pela parte cultural e histórica: Amsterdam tem muitos museus! Não me arrisco a dizer exatamente quantos, mas creio que mais de 20! Entre eles, os mais famosos: Casa de Anne Frank, Museu Rijks (arte holandesa), Museu Van Gogh, Madame Tussauds, Museu Casa de Rembrandt entre tantos outros.
 Canal


Se você quer ver um pouco da cultura tradicional holandesa, vá em alguma feira (markt, em holandês). Uma bem conhecida é a Boerenmarkt , uma feira onde vendem produtos orgânicos e que acontece aos sábados, das 9h00 até as 15h00 no Noordermarkt. O endereço é Noordermarket, 1015 MV Amsterdam.
Mas se você procura por algo mais barato, vá à  Albert Cuypmarkt Markt, que funciona de segunda a sábado, das 9h30 as 17h e vende de tudo!Queijos, bebidas, roupas, flores, cds, bugigangas...Existe há mais de 100 anos. Fica em um bairro chamado De Pijp.

Não deixe de comer um stroopwafel, um biscoito típico da Holanda, e delicioso! Compre um feito na hora!



Outros pontos turísticos e ótimos para tirar aquela foto “eu estive em Amsterdam”, são: 

Dam Square, que fica no centro de Amsterdam. É lá que fica o Madame Tussauds, Palácio Real e o Monumento Nacional em memória às vitimas da Segunda Guerra.
Bem perto da Dam Square, em frente a uma loja de souvenirs, tem o tamanco gigante, amarelo. Pergunte para alguém onde encontrá-lo.





Aproveite esse lado da cidade para passar pelas estreitas e curiosas ruas do Red Light District. Ah, mas lembre-se: fotos são proibidas!

Andando um pouco (muito) mais, aproveite para relaxar no Voldelpark. 



Na primavera e no verão é super agradável ir lá para fazer um picnic, um churrasco, tomar banho de sol.  Ah...não se assuste se você encontrar alguém ou um grupo de pessoas fumando maconha. Quando ao mito do “sexo no parque”, não se arrisque. Não sei muito a respeito, mas as placas do parque dizem que é proibido tomar banho de sol nu, então deduzo que atos sexuais sejam proibidos também.
Próximo ao parque , temos dois importantes museus: Rijksmuseum(arte holandesa), e o Museu Van Gogh. No caminho entre os dois há o monumento “I Amsterdam”.




Você também pode fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Eu nunca fiz, mas deve ser bem legal!

Pedestre: cuidado com as bicicletas! Elas estão por toda parte. Olhe sempre pros dois lados antes de atravessas.
Alugue uma bike para aproveitar melhor seu passeio por Amsterdam, mas fique de olho nela, e certifique-se de ter travado sua bike se for estacionar. Furtos de bicicletas são bem comuns em Amsterdam. E não é só porque você está turistando na Europa que pode se sentir super seguro. Leve sua bolsa ou mochila sempre à frente do corpo. Batedores de carteira têm em qualquer lugar, ainda mais em lugares cheio de turistas deslumbrados!

Última dica: Não tenha medo de se perder. Amsterdam é cheia de ruas pequenas e estreitas, e nada lá é paralelo. Mas uma hora você se encontra! Perca um tempinho se perdendo ... Você vai se surpreender! Só não faça isso a noite.

4 comentários:

  1. Bianca, adorei nossa parceria! Já quero escrever o proximo post, hehe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Também adorei Ana, vou aguardar ansiosa pelo próximo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que 10 :)! - tenho uma imagem super positiva de Amsterdã agora :)! - vai entrar para os lugares que preciso conhecer.

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que tenhas gostado Gi!!! Eu tenho muita curiosade de conhecer Amsterdam. beijosss

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails