26 de fevereiro de 2010

Esse inverno é normal?

Eu sempre gostei muito do inverno, mais charmoso e elegante que o verão. Mas quando cheguei aqui em New York, logo me disseram "Gostar do inverno no Brasil é fácil." E realmente descobri que o inverno poderia não ser tão agradável.
A minha maior curiosidade era ver neve! Tudo branquinho, tudo tão lindo! E vi neve pela primeira vez em Bratislava, era outubro, (Veja aqui). Varei a noite olhando pela janela do aeroporto aquela neve caindo tão suave... um encanto. Em seguida, voltei a NY, peguei uma "chuva de neve" ou o que eles chamam de slit. A neve molhada. Era dezembro. Um pouco depois, ainda em dezembro, veio a primeira forte nevasca e fui ao Central Park, onde bati fotos lindas! Depois desse dia, vieram muitos outros... Em janeiro e fevereiro, mais duas nevascas. Em todos os noticiários, ouvimos que este é um dos piores invernos dos ultimos anos. Tanto aqui, como na Europa. E no Brasil, um dos verões mais quentes dos últimos anos. "Aquecimento global". A grande vantagem do inverno aqui nos EUA é que aqui as roupas não são tão caras e é possível nos preparamos e equiparmos bem. Eu tenho uma bota peluciada, impermeável e um casaco de pena. E além do mais, todo local aqui é aquecido. Em casa, lojas, ônibus, restaurantes... tudo é aquecido. Aí quado entramos em qualquer lugar, começa aquela "ladainha" de tirar cachecol, touca, luvas, etc. E outra vantagem, claro, brincar na neve é divertido! Fazer bonecos, esquiar, patinar ... Porém, não podemos ir brincar na neve todos os dias. Em dias de nevascas, é muito difícil e desconfortável sair de casa, por isso muitas escolas são fechadas. É muito perigoso andar de carro e até mesmo, a pé. Não há espaço nas calçadas para andar devido a neve. E se tem espaço, é escorregadio. Andar na rua é uma verdadeira ginástica! Além da ventania congelante, frequente por aqui. Super comum vermos vários guarda-chuvas quebrados nos lixeiros.
Outra coisa importante, cuidar da pele e saúde. O clima é extremamente seco. Importante beber muita água e passar muito hdiratante.
A parte chata é que o inverno pode ser muito depressivo, nada normal. E não acredito que seja pela intensidade do frio e sim pela quantidade de frio. Já são 6 meses de inverno. 6 longos meses de inverno. No Brasil, não temos a menor noção do que é isto, temos apenas um ou dois meses de frio ameno. É muito triste quando vemos o quanto aumenta os indices de suicidio nesse época. Acredito que a melhor forma de superar isso, é convidar os amigos e inventar coisas dentro de casa. Filmes, jogos, jantares. Ler muito. Surfar na internet.
Obviamente, quando a gente está longe, dá mais valor ao que é nosso, ao nosso belo Brasil. E então, vamos fingir que somos normais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails