2 de março de 2013

Finalizando a viagem

Toda viagem tem tangos e tragédias... 
Para finalizar a viagem e voltar ao Brasil, peguei o metro até o aeroporto de Berlin. Eu tinha uma mala de tamanho médio e uma pequena. Meu objetivo foi passeio e não compras (só um pouquinho por que ninguém é de ferro!). 
Eu teria que fazer apenas uma troca de estacão e justo nessa estacão.... não tinha elevador! Para facilitar, coloquei minha bagagem pequena em cima da grande e amarrei com dois cintos. 


Quando comecei a subir as escadas, um rapaz veio me ajudar e carregamos juntos as malas. Ufa! Mesmo assim, a mala estava pesada, cai para um lado, cai para outro e ... o cinto arrebentou! hehe
Calma, falta pouco! Peguei o metro e cheguei ao aeroporto Schonefel. De lá, pegaria um voo para Paris e de Paris, voo para o Brasil. Eu tinha que ir a Paris pois só consegui comprar passagem com milhas para Paris. 
Gol tem parceria com Air France e KLM. E essas empresas tem voo direto do Brasil apenas para Paris e Amsterdam. 
Enfim, cheguei cedo ao aeroporto alemão... Comprei passagem da cia aérea Easy jet, low cost. Estava escrito no site que era permitido uma bagagem de 20 kilos. Caso eu tivesse mais bagagens, deveria comprar com antecedência no site. E foi o que fiz, comprei mais uma bagagem de 20 kilos por uns 30 euros (não lembro bem o valor). Ao fazer o check in, a moça me informou que eu poderia levar duas bagagens, mas as duas deveriam pesar no máximo 20 kilos! Seria cobrado $16 euros por cada kilo em excesso, o que daria mais de 300 euros! Levei um susto! Jurava que estava comprando duas bagagens de 20 kilos cada. É, planejar viagem sozinha tem seus riscos e se eu estava na chuva, era para me molhar (mas com chuva e não com um tsunami). Bateu o despero, fui ver a possibilidade de ir de trem, de comprar passagem em  outra cia aérea, de ir para outro aeroporto.... e no fim, o custo seria o mesmo, 300 euros ou mais, não valia pena. Até abri a mala, pensei em deixar alguma coisa la e até deixei, mas realmente não tinha muito excesso... não 20 kilos em besteiras. Já tinha aprendido a lição em outra viagem de não carregar besteiras. 
Voltei ao check in e disse para moça que eu não tinha o que fazer, teria que pagar esse excesso. Ela me pediu um minuto, vi ela conversando com alguém que deveria ser o gerente. 
A essa altura, todos já haviam embarcado. 
O gerente veio falar comigo e pediu se eu podia separar minhas 2 malas em 3. Perguntei se podia ser uma sacola plastica. Ele disse que sim. E disse que deveria separar a pequena em 3 e não a grande. Não entendi por que, mas obedeci. Achei uma sacola plastica, separei e colei com fita crepe. Nem identificação tinha. Fui fazer o check in de novo, preparada para desembolsar algumas dezenas de euros e para minha surpresa, ela não me cobrou nada. Eu perguntei de novo e ela disse que não iam me cobrar. Agradeci. Agradeci de novo. E saí correndo para o embarque. Em Paris, tudo chegou corretamente! Nada violado, nada perdido. Não acreditava que tinha conseguido "escapar ilesa". 
Deus enviou anjos excelentes para me acompanhar nessa viagem. :-)
Fui para o Hotel Formula 1, que ficava ao lado de vários outros hotéis e por isso tinha transfer. 



Chegando no hotel, lembrei que havia perdido a chave do cadeado da mala e pedi se tinha alguém que poderia quebrar esse cadeado. O recepcionista disse que não, que já era tarde, só de manhã. Eu insisti, pois ía viajar cedo, disse que poderiam quebrar... E ele chamou outro rapaz que veio com uma ferramenta gigante e quebrou o meu cadeado! iupi! Me ofereci para pagar, dar uma gorjeta... mas ele negou, disse que não cobrava de meninas bonitas! Depois de tudo que passei, terminar a noite com um elogio e bom humor, foi bom demais!

Sim, esse texto está longo, mas ainda não terminou. Ainda tem mais. 

Na manhã seguinte, tomei café, peguei o transfer, fui ao aeroporto, fiz check in, tive um voo perfeito. Fui para São Paulo, passei pela alfandega, que estava em greve. Depois o voo para Curitiba atrasou. Atrasou mais. Cheguei em Curitiba quase meia noite e em pleno inverno fora de época. Muito frio. Ao esperar minhas 2 malas na esteira, apenas uma chegou. Apenas a média. Fui perguntar para um rapaz e ele disse que ainda tinha uma mala na esteira. Estranhei.... não vi nada. Fui olhar. Era a minha mala, toda rasgada, embalada dentro de um saco de lixo. Quase tive um troço.  Lembrete para próxima viagem: levar calmantes. 
Na hora pensei que tinham roubado muita coisa. Mas fomos pesar a mala e estava exatamente com o mesmo peso de quando fiz o check in, o peso anotado na etiqueta. Peguei um táxi e fui para a casa da minha amiga Cris. Verifiquei a mala e realmente não faltou nada. Provavelmente a mala encostou em alguma coisa, rasgou e eles guardaram tudo direitinho. Dessa vez posso agradecer a Gol por terem cuidado bem das minhas coisas. Teria sido melhor se tivessem informado, colocado uma etiqueta, sei lá. Mas dos males o menor, não perdi NADA. Meus anjos ainda me acompanhavam. 
A mala média, ao chegar em casa, foi para o lixo. Com o peso da mala pequena em cima dela, as rodinhas quase se partiram ao meio... 
Mas a melhor parte foi que consegui encarar tudo de bom humor. O tempo todo mandava mensagens para as minhas amigas rindo de tudo isso. As férias realmente me fizeram bem!



 Apesar de tantos contratempos... me perguntem se ainda tenho vontade de viajar. Com certeza! Já estou planejando o próximo embarque. Em breve tem mais.







8 comentários:

  1. Quanta coisa em uma viagem só! Mas que bom que vc levou isso tudo no maior bom humor, e no fim deu tudo certo. Os anjinhos da guarda dos viajantes estavam com vc!
    Quanto tempo durou essa viagem? (quero dizer ao todo, entre Espanha e Alemanha)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, que viagem, hein? Ainda bem que deu tudo certo, você não precisou pagar extra, suas malas chegaram...no seu lugar eu acho que ficaria maluca, choraria! imagina só, pagar 300 euros com as bagagens!!! Eu ia surtar hehe

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. nossa, tá parecendo que viajou comigo... cada aventuraaa!

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails