6 de abril de 2013

Turismo em New York - parte 1

Comecei esse blog quando me mudei para NY em 2009. Foi uma forma de mostrar para os meus familiares o que eu estava vivendo, era algo mais pessoal. Fui amadurecendo o blog (afinal, não sou nenhuma profissional) e fui tornando-o algo mais específico sobre viagens, sem esquecer o lado pessoal. Então percebi que falta muita coisa sobre NY, as dicas que todos os amigos me perguntam quando vão para lá. Vou dar uma pincelada naqueles pontos turísticos que todos conhecem e detalhar mais algumas dicas não tão conhecidas. 

NY para turistas
  •  Estátua da liberdade -  tem a opção de pegar o "Cruise" o barco que dá a volta na ilha e ver, além da estátua, toda a ilha, ou então, pegar o ferry (embarque no Battery park) que vai direto até a estátua e pára no local para fotos. Já fiz os dois e gostei mais do Cruise (ponto de embarquena rua 42 com a 12o Avenida). Não vejo grande vantagem em estar perto da estátua, uma foto de longe já é bem bacana.
  • Empire State - símbolo de NY e por isso, um dos destinos mais procurados. Com certeza é legal, vista maravilhosa, mas tem duas desvantagens: muita fila (mais de uma hora) e a vista é com grades.
  • Top of Rock - localizado no Rockfeller center, a vista não tem grades, são vidros, o que permite melhor visualização. Vantagens: menos fila, a vista para o Empire State e a vista maravilhosa para o Central Park. 



Vista do Top of Rock



  •  Rockfeller center - é o centro de patinação e o local da árvore de natal, no natal, claro. Ambos só funcionam no inverno, mas considerando que o inverno é longo, duram bastante tempo. Próximo a 5o Avenida. Vale uma passadinha para conhecer.
  • Wall Street - o ponto forte é o famoso touro, símbolo financeiro e é perto do Battery Park (saída do barco para a Estátua da Liberdade)






  •  Torres gêmeas - Memorial Center - Como as torres gêmeas não existem mais, tem um memorial de lembranças, homenagens dos familiares, fotos, materiais... Já está sendo construído outro prédio no local. 
  •  Central Park - Um dos lugares mais lindos da cidade, vale a pena explorar a pé, no verão ou no inverno. Tem as pontes, castelos e lagos (cenários de filmes), pista de patinação, o Imagine - homenagem a John Lennon... Na primavera e verão está cheio de gente brincando, jogando, se divertindo. No inverno, um pouco mais vazio mas ainda com muita gente explorando a neve. Mesmo com neve, a paisagem é divina. 
  •  5o Avenida - uma das ruas mais caras da cidade e com certeza a mais famosa. Vale uma boa caminhada, pelas lojas, pelo cenário... o Central Park fica bem no início da 5o Avenida, em frente a loja da Apple e ao lado do Plaza Hotel.
  • Times Square - a esquina mais famosa do mundo. Vale a pena ir de dia e de noite, se iluminar com o show de luzes e letreiros. Com certeza, estar alí, é ter certeza que você está em NY. É onde tudo acontece. Também tem a loja da MM's, da Toy r'us (enorme loja de brinquedos) e os shows da Broadway. 
  • Broadway - Há diversos shows em cartaz, para todos os gostos, todos os dias. Um dos mais famosos e caros é "O Rei Leão". Eu adorei o show da Mary Poppins. 
  • Chinatown - Tem um portal e muitas lojinhas no estilo "camelô". Não é imperdível, mas se você está com tempo, vale uma passada rápida. 
  • Soho - bairro dos descolados. Local da moda e tendências. Muitas butiques, das marcas mais conhecidas e outras originais. E alguns cafés.
  • Museus - os mais conhecidos são o MOMA, Museu de História Natural, MET e o Guggenheim. 
  • Brooklyn Bridge - localizada no sul da ilha, a ponte liga Manhattan com o bairro do Brooklyn. A melhor parte é atravesar a ponte a pé. Mas se estiver com pouco tempo, já vale a pena tirar algumas  - belas - fotos no início. 
  • Flatiron Building - Já foi o maior prédio de NY, possui uma arquitetura interessante. 
  • Madison Square Garden - local de eventos, shows, jogos. 
  • Grand Central Station - é a estação central de trem. Cenário de muitos filmes (Amizade colorida, Madagascar), bons restaurantes e uma bela arquitetura. Tem show de luzes na época do Natal. 

Como explorar:

A melhor forma de conhecer NY é dividir Manhattan em partes, em regiões. E explorar uma área a cada dia. 


É fácil se localizar em NY por que a maior das ruas são numeradas e tem sequencia. Também é fácil de andar a pé, pois assim você pode curtir mais a viber da cidade. Mas para distâncias maiores, pegar o metro também é tranquilo. 


A região da Times Square, Midtown East e Central Park podem ser feitos em um dia. Comece pelo Central Park, depois siga pela 5o Avenida (Loja da Apple, Rockfeller Center e a Biblioteca pública). Atrás da Biblioteca, na 6o Avenida, tem o Bryant Park. No inverno tem pista de patinação e no natal tem uma feira de artesanato. Um pouco cara, mas muito fofa! 
Depois, vá para 7o Avenida e na altura da rua 42 você está na Times Square. Se for mais para a direita (leste), você encontra a Grand Central Station. 
Descendo mais um pouco, na rua 34 você encontra a Macy's, maior loja do mundo, em frente a Visctoria's Secrets e mais para leste ainda na mesma rua, o Empire State. 
Descendo mais um pouco na 7o Avenida,  você verá o Madison Square Garden e algumas quadras mais para baixo, na 5o Avenida com a rua 23, está o Flatiron Building. Na frente do prédio tem o Shake Shark, uma deliciosa hamburguereria. Ou finalize o dia no Eataly, que parece uma praça de alimentação com o melhor da gastronomia italiana. 

Se for só uma passadinha, você consegue fazer tudo isso em um dia. Se quiser entrar, apreciar cada lugar, reserver pelo menos dois dias. 

Financial District, Brooklyn Bridge, Chinatown e Little Italy - No sul da ilha você pode iniciar pelo Battry park, com vista para a Estátua da Liberdade ou até mesmo pegar o ferry até a Estátua. 
Depois pode explorar o Wall street, o Memorial Center (em frente ao antigo local das torres gêmeas tem a loja de departamentos Century 21, com grandes descontos para marcas famosas).  Subindo tem o Chinatown e logo em seguida, o Little Italy, bairro italiano, com diversas opções de restaurantes. E ao lado, o Soho, para quem busca algo original.

Uper East Side e Uper West Side são as áreas dos museus. Aliás, somente o MOMA fica um pouco mais para o sul. Dica: em alguns desses museus, na entrada, está escrito "suggested price", isso significa que não é obrigatório pagar entrar, o preço é uma sugestão para doação. 
MOMA - Museu de arte moderna. No mínimo uma tarde para conhecer o museu, como o próprio nome diz, de arte moderna. Possui uma loja super criativa.
MET - Museu de arte, você encontra pinturas, cerâmica, história da arte... No mínimo um dia para ver o museu inteiro.
Guggenheim - mais conhecido pela estonteante arquitetura do prédio.
Museu de História Natural - passei um dia lá e não consegui ver tudo. Museu científico, histórico e cultural. Lembram do filme "Uma noite no Museu"? Foi gravado no Museu de História Natural de Washington. 

Transporte
Uma das opções é pegar aquele ônibus vermelho que circula pelos principais pontos turísticos, assim você não perde tempo tentando se localizar. Com o ônibus é possível descer em qualquer parada, bater quantas fotos desejar e pegar o próximo ônibus. 
Metro - como funciona
Tem estações localizadas por toda cidade, você nunca estará longe de um deles. 
Ao entrar na estação, compre seu ticket nas máquinas ou com um agente, solicite um mapa e basta embarcar. Você pode comprar:
- 1 viagem (single ride) por $2,75 ou 
- 7 dias com viagens ilimitadas por $30 ou 
- 30 dias com viagens ilimitadas por $112
- ou ainda pacote de  10 tickets e um dia inteiro com viagens ilimitadas, mas não encontrei preço atualizado no site. 
Valores válidos em abril 2013. 

Táxi - também não é caro, pode facilitar em alguns casos.
E a melhor opção, andar a pé para conhecer de perto a cidade. 



4 comentários:

  1. Ao passar pela net encontrei o seu blog, estive a ler algumas coisas e posso dizer que é um blog fantástico,
    com um bom conteúdo, dou-lhe os meus parabéns.
    Se desejar faça uma vista ao Peregrino e servo e deixe o seu comentário.
    Se desejar seguir, saiba que irei retribuir seguindo também o seu blog.
    Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Desculpas pela demora,tive problemas com o meu computador...
    Deves saber como é quando ele fica com ciúmes da gente...
    O meu,simplesmente para de funcionar só para não permitir que eu me afogue no teu abraço...
    Mas tudo bem,já o convenci que para eu me sentir feliz,só ele para conseguir isso!!!
    Sei o caminho que tens que fazer até mim...
    É um trajeto cheio de surpresas,que desvias de cometas,te orientas pelo brilho das estrelas e capturas a
    luminosidade da Lua para me enfeitiçar...
    E quando vens ao meu encontro de dia,emprestas do Sol, o seu brilho;das flores pelo caminho, o seu perfume e das
    pedras fazes o mais belo chafariz de sonhos...
    Tudo isso para me mimar!
    Como não sou tu,a única maneira que encontro para te agradar, é te trazer o meu recadinho embalado no mais belo
    laço entremeado de carinho e de gratidão por estares sempre presente em minha vidinha.

    Beijão “deu” (de mim) pra tu...CristaCristalCristalina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Crista, vc é sempre bem vinda aqui!
      bjs

      Excluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails