5 de fevereiro de 2013

O Muro

É possível encontrar partes do Muro de Berlim em diversos pontos da cidade. O Muro foi derrubado em 1989, mas algumas partes foram preservadas simbolizando essa vitória. 

Um dos locais para ver o Muro é na rua Bernauer ou Bernauerstrasse (strasse = rua). Aqui ele foi mantido como na íntegra, veja na foto que é um muro na frente e outro atrás. Esta murado ao lado para preservar o original, ninguém pode entrar, só podemos ver de cima. No meio, o "corredor da morte".



As pessoas tentavam escapar e pular o muro não era tão difícil, mas correr até o próximo muro e pular de novo era fatal. Sempre tinham guardas monitorando. 
Há lápides no chão em memória de algumas pessoas...




Símbolo de reconciliação.



Como chegar - pelo U-Bahn, linha 8, Estação Bernauer Str. 

Outro local para ver o muro é no East Side Gallery. Aqui o muro é muiro mais divertido e mais extenso (mais de 1 km). O East Side Gallery é um Memorial internacional da Liberdade. Em 1990, 105 artistas pintaram o muro. Anos mais tarde, esse reencontro foi renovado. 
As cores e as pinturas se tornaram um marco, um símbolo da queda do muro de Berlim no mundo todo. Um passo para a liberdade.

Como chegar - pelo U1 - Warschauer Strasse.  


Sempre sonhei em visitar esse lugar, estar aqui foi um grande sonho! Não sei ao certo se foi pela repercussão internacional, pelas imagens espalhadas em todo lugar... Lembro em 1989 ou 90...não lembro quando, eu pedi para minha mãe para ir para a Alemanha. Mas ela me disse que era complicado, que o muro tinha caído, que a situação ainda estava confusa por causa do lado ocidental X oriental.















7 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar tua viagem.
    Como gostaria de estar aí também...como não posso,fico feliz em te seguir pelo blog.
    Beijão...e por favor continue com tuas viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue embarcando comigo Crista!!! Bem vinda a esta viagem!

      Excluir
  2. Eu acho a Alemanha um lugar cheio de historia e com tanta coisa tao interessante pra ver. To amando acompanhar sua viagem por la, quando eu for na Europa e um doa paises que mais quero conhecer.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a aula de história mais interessante que eu tive! bjs

      Excluir
  3. Ei Bia!
    Está sendo bem especial estes posts sobre Berlim, já "viajei" pra lá em duas mídias: a escrita e áudio-visual, a primeira devido a este blog: http://www.avioesemusicas.com/um-episodio-heroico-da-aviacao-a-ponte-aerea-de-berlim.html este texto me fez ter uma sensação de evolução e vencer barreiras, que somente os momentos de conflitos criam, me pergunto o que seria das viagens de hoje sem este salto tecnologico desta época..

    A viagem áudio visual, foi pelo filme Goodbye Lenin, já viu?

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi falar desse filme lá na Alemanha, dizem ser muito bom! Acabei esquecendo dele aqui no Brasil, obrigada por lembrar!! Berlin foi show, pena que vc náo foi... bjs

      Excluir
  4. ja leu essa que querem remover a East Side Gallery ? Imagine. Onde ja se viu remover um pedaco da historia de um lugar. E sabe por q? para construir um condominio de luxo. O que o dinheiro nao faz, nao eh mesmo? Vamos ver no que vai dar isso. Sexta feira dia 1 de marco uma manifestacao conseguiu impedir a remocao ...parece que so 1 metro e meio conseguiram tirar.... lets see

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails