9 de setembro de 2011

Couch Surfing

Você já ouviu falar em Couch Surfing?
Eu conheci o Couch Surfing quando estava na Europa.... onde é mais conhecido.
Para resumir, o couch surfing é uma nova mania de turismo alternativo, uma facilidade para quem quer viajar de forma mais econômica. E economizar na hospedagem é  um grande passo!!
Tudo acontece através de uma rede social de troca de hospedagem. Uma forma barata de se hospedar em qualquer lugar do mundo. Você tem um sofá, um colchão pra oferecer? Um colchãozinho, um sofá são suficientes nas suas viagens? Então entre para o couch surfing! Como a definição do próprio nome: surf no sofá!
Através do site você pode ser relacionar com as pessoas e pedir hospedagem e oferecer hospedagem. Inicialmemente se começa oferecendo um café, uma companhia... e aos poucos você vai recebendo votos de confiança que demonstram que você está apto a receber visitas e a se hospedar na casa de outras pessoas. Não tem custo de hospedagem, somente as suas despesas básicas de alimentação.

Você vai viajar? Então verifique se tem alguém cadastrado da cidade que você vai -  e sempre tem -  e pergunte se a hospedagem está disponível. Pronto! Uma excelente maneira de se hospedar com economia, conhecer a cultura local e fazer novos amigos.

Além da hospedagem, o couch surfing também promove encontros para visitantes na região, para praticar outros idiomas e para fazer novas amizades. Esta semana fui ao encontro que rola todas as terças feiras na Rua Augusta em São Paulo, no Açai Beach Bar. Recebi a recomendação, verifiquei no site http://www.couchsurfing.org. Fui ao local meio receosa, pensando que encontraria uma meia dúzia de gatos pingados. E tal foi minha surpresa, o local estava cheio de gente interessante! O recorde foi de 165 pessoas.
Assim que cheguei, recebi um crachá com meu nome em vermelho (1o. Vez). Para que vem com frequencia, crachá em preto. Crachá em verde para estrangeiros.
Conheci pessoas de todas as idades, todas as tribos... brasileiros que adoram viajar (que possuem o desejo de ir um dia e outros que já conhecem meio mundo), brasileiros em busca de cidania italiana, um casal belga recém chegado, uma alemã curiosa pra conhecer o sul do Brasil e as cidades de origem alemã, um estudante de Londres, um brasileiro cursando mestrado em Paris, um indiando que mora em Marrocos, ...

Eu gosto muito dessa mistura de gente, de culturas, de valores... Mesmo se você for tímido, não vai ter nenhuma dificuldade em fazer amizade ali. Impossível ficar sozinho por mais de um minuto, basta dar um sorriso, dizer um oi, alguém vai vir falar com você.

Aqui em Sampa o encontro rola todas as terças e com certeza deve ter outros, em outras cidades, países.

E você, já fez couch surfing?

5 comentários:

  1. Eu já tive a oportunidade de viajar e dormir na casa de couch surfers, e foi bem legal a experiência. Recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Foi na Europa Ana? Aí o Couch surf é fortíssimo e mais confiável.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Essa semana recebi dois italianos em casa, aqui no Rio, e super recomendo o couch surfing! Foi muito bom tê-los por aqui! Ja estou com saudades, rs.

    ResponderExcluir
  5. Ah legal Mariana!! Bom ouvir experiências positivas! beijão

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails