2 de dezembro de 2012

Adiós Madri, Hallo Bonn!


Assim como para todo lugar que viajo, reparo em alguns pequenos detalhes... Madri me chamou a atenção pelas charmosas placas com os nomes das ruas, feito de azulejo....



Pelas homenagens ao brasileiro Ronaldo....
 Pela tradição dos leques....
 E agora chegou a hora de partir, de deixar o Hostel Las musas residence, que recomendo! Tudo limpinho, simples e bem organizado. Não tinha muitos eventos, mas tinha o principal. Um bom café da manhã, banheiros bem limpos, bom custo benefício.
Peguei um vôo da TAP, fiz escala em Lisboa - Portugal, mas não sai do aeroporto. A imagem abaixo é de Lisboa e isso foi tudo que vi da cidade. Passei umas duas horas no aeroporto e parti para o aeroporto de Dusseldorf, na Alemanha, aonde estava a minha amiga Bettina. 


Sobre as passagens:  Parti de Curitiba para Rio de Janeiro e do Rio para Paris-França pela Air France, passagens emitidas com milhas Smiles (Gol). 
Da França fui para Barcelona pela Vueling, cia área Espanhola estilo low cost.
De Barcelona para Madri - de trem, com a Renfe.
De Madri para Dusseldorf - Cia aérea TAP, com escala em Portugal. Em seguida, trem para Bonn.
De Bonn para Berlin, de trem, com a Deutsche Bahn. 
De Berlin para Paris - cia aérea tipo low cost Easyjet. 
De Paris para Guarulhos - SP e de SP para Curitiba, pela Air France.

Comprei todas as passagens sozinhas, sem agência de viagem. Até tentei por agência, mas os preços eram sempre bem mais altos que eu encontrava em minhas pesquisas. E pesquisei muito! Olhava os aeroportos, todos os sites das passagens de trens, sites de compras de passagens (skyscanner, kayak, decolar, ...), sites sobre localização dos aeroportos para não correr o risco de ir parar no fim do mundo. Foram horas e horas pesquisando. Sim, talvez teria sido bem mais fácil ir por uma agência, mas eu simplesmente adoro fazer isso! E prefiro economizar para poder viajar para mais lugares. Curtir mais o local. 
Para que for fazer o mesmo, não faça sem muita pesquisa. Pois sempre ocorrem alguns imprevistos, algumas surpresas, que contarei mais para frente. Não gosto de pacote pronto. Apesar de eu me planejar bastante, gosto de mudar o rumo, se der vontade... 
E tudo correu bem, todos os vôos foram tranquilos e confortáveis. O maior ganho foi a passagem Brasil - Europa, que paguei apenas a taxa de embarque pois emiti as passagens com milhas!

Para quem não conhece, low cost são as cias aéreas de baixo custo, que possuem várias regras. As passagens ficam mais em conta se você não escolhe o assento, não tem muita bagagem, não tem lanche durante o vôo.... Essas coisas podem sim ser adquiridas a parte, mas de você comprar isso tudo, o vôo fica caro também. Em alguns casos, essas cias aéreas trabalham em aeroportos não muito bem localizados, distantes.

E você, também costuma se aventurar e procurar passagens by yourself?

5 comentários:

  1. Sim, Bia! Sempre me aventuro e acabo encontrando coisas muito mais em conta. Em compensação, eu tenho uma séria tendência a não conseguir viajar com uma mala pequena.. E mala grandona nessas companhias aéreas low cost é tenso, pq sempre acaba passando do limite e a "multa" é altinha. Mas sem dúvida vale a pena pesquisar e escolher passagens e passeios "por fora" do esquema "tudo pronto"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah verdade Ana, mala pequena é um desafio....rsrs mas vale a pena tentar! bjs

      Excluir
  2. Oi Bia!!! Sou adepto, mas sempre converso com um ou mais agentes de viagem de confiança, antes eu uso o site google: http://matrix.itasoftware.com/ pelo menos pra USA é muito bom.. Outra dica, é bom mudar a extensão de site para empresas que trabalham em mais de um pais, a variação de Uruguay e Argentina por exemplo para o ferryboat e gritante.. 3 x mais barato comprando no do uruguay, isso claro considerando a taxa de cambio..

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre que viajo procuro passagens pro mim mesma, acho que pagar agencia e um tiro no pe por causa dos precos, e como voce as vezes da uma louca de querer mudar os planos entao nao gosto de nada fixo gosto de fazer minhas pesquisas e sair por ai me aventurando.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Sempre low cost! As viagens que fiz quando morei na Holanda foram todas organizadas por mim. Usava muito onibus tambem, pela Eurolines.
    Que legal foi essa sua viagem. Nao sabia que vc tinha ido pra Alemanha! To aguardando os proximos posts! =)

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails