17 de março de 2012

Além da Capital Argentina...

...fomos também para a cidade de Tigre, conhecida como uma das áreas mais turísticas e residenciais da região. Um conjunto de ilhas e reservas naturais. 
Para ir até Tigre, poderíamos ir de ônibus com a excursão do hostel por 150 pesos por pessoa ou ir até a estação ferroviária e de lá pegar um metro até Tigre. Foi o que fizemos, custou 2,50 pesos por pessoa. 
O passeio de barco pelas ilhas custa 30,00 por pessoa. Não fizemos o passeio de barco, infelizmente, por falta de tempo. Optamos pelo passeio de trem, o Trem de La costa, mencionado na reportagem do jornal do almoço Crônicas de Buenos Aires. 

Ao chegarmos próximo ao Rio da prata, a vista é estonteante! 




Ao chegarmos em Tigre caminhamos até o Rio da Prata, mais alguns passos e chegamos ao Trem de La costa na estação Delta. O trem vai parando em várias estações, você pode desembarcar, ficar o tempo que quiser e retornar.

 Um dos vilarejos mais bonitos foi San Isidro. Muito limpo, tranquilo, charmoso e de uma arquitetura exuberante... E tudo muito antigo também.





 Na estação de trem de San Isidro - lojinhas, lanchonetes e sorveterias.
Apesar de Tigre ser encantadora, as minhas impressões do local não foram das melhores. Já na estação de trem, indo para Tigre, fiquei impressionada com a miséria. O ambiente parecia bastante perigoso. E no caminho, no trem, era só olhar pela janela e tudo era muito sujo, latas e copos espalhados pelo chão. Olhando pelos muros e casas, tudo pixado. Realmente tudo pixado, Não sobrava um muro bonito para contar história...
Estação de Trem - retorno a Buenos Aires.  

Logo depois no passeio do Trem de La Costa, não foi muito diferente. A impressão era meio de filme de faroeste. As estações foram bem construídas, tudo muito bem feitinho. Mas a maioria estava abandonada, decandente, destruída. De início até pensei que estava assim por mal cuidado dos turistas, mas logo percebi que não. 
Apesar de eu ter pago menos indo de trem, se eu fosse de novo, preferia ir de onibus e assim, quem sabe, evitar ver essas coisas que desanimaram um pouco. 
Como vocês podem ver, San Isidro é bem limpinha e charmosa, mas assim que embarcamos no trem, a próxima estação já estava bem ruim. Reparem nas fotos... Talvez se tivéssemos desembarcado em todas as estações, teríamos encontrado algo de bom, mas do lado de dentro do trem... a vontade de desembarcar não apareceu. 

A cidade estava bem cheia. Até para ir ao banheiro, almoçar... tudo com fila. 

Bom, como eu tinha falado, minha expectativa com relação a Argentina era grande e eu estava com certo receio disso. E foi o que aconteceu, o ambiente estava tão decadente, que me imaginei no auge da crise argentina de 2001. 

Tirando esses "detalhes", o passeio valeu cada minuto e acredito que vale a pena voltar para fazer o passeio de barco!!! Voltar com excursão... E Buenos Aires realmente não é uma cidade cara, mas para se aproveitar melhor, sem ver essa parte triste, é necessário desembolsar um pouco mais .

Bom pessoal, espero que tenham curtido a viagem! Hora do desembarque! Hasta la vista!

8 comentários:

  1. A Bia é que sabe viver mesmo! Aliando trabalho e viagens.. perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto das dicas, Bia!! Mto obrigada pelo post :) Bjusss

    ResponderExcluir
  3. Gostei de conhecer sobre esse lugar, parece super interessante de conhecer.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Argentina! Legal, vc fez tipo um estrangeiro vir para ver o Rio (que é cheio de lugares abandonados) e dar uma esticada até Santos, que tem nome, mas está em estado de depredação extremo, uma pena pois ela tem muito potencial para cidade turistica..bjs

    ResponderExcluir
  5. Toda cidade tem os bons pockets e maus pockets né? Jacksonville tb lida com essas disparidades. No centro da cidade é onde os chiques trabalham, mas tb é onde existe gde concentração de mendigos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Bia, tb fui lá. Apesar de tudo vale a pena. Um final de tarde no Café Tortoni, os museus, Porto Madeiro pra comer um chorisco, um almoço no La biela defronte ao cemitério onde visitamos Evita Péron, o passeio do Tigre, Santo Isidro (que lugar gostoso, dá vontade de morar), Caminito um pouco decadente, mas tem história e charme. Aquela região das embaixadas, enfim, Buenos Aires tem um charme europeu. As livrarias, uma noite no Tango Portenho, enfim!!!Vamos voltar sim. Bjo Israel de Carvalho - Natal-RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acabei não indo as livrarias Israel, mas ouvi falar muito bem. Pouco tempo para aproveitar tudo..... Com certeza, valeu a pena! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails