4 de fevereiro de 2012

Circuito dos Museus em BH

Parte II - Continuando a jornada em BH, viagem que realizei há alguns dias, veja o primeiro post aqui. 

Seguindo a dica do meu amigo e bloqueiro Guilherme (http://garpereira.blogspot.com/), resolvi conhecer os museus que estavam na Praça da Liberdade. Minha sorte é que ao sábados a entrada em boa parte dos museus é gratuíta.

A primeira parada foi no Memorial da Vale. Entrei no local meio desconfiada, pois não tinha placa, não tinha nada... Mas em poucos minutos fiquei encantada com a riqueza de histórias, de detalhes, de tecnologia. 

Museu Memorial Vale





O museu conta história e as belezas de Minas Gerais e da Vale. Nesta etapa um pouco de cachaça, item fundamental da tradição mineira e sobre Moda. Espaço super-interativo, com vídeos. Assim que entrei recebi fones de ouvido sem fio. Ao chegar perto de alguma TV podia tocá-la e começar a ouvir...





Nesta sala há várias TV's - quadros que contam uma história. São 3 quadros em cada parede e em cada momento uma das pessoas do quadro fala sobre a história mineira na época do império. Você escolhe uma cadeira no meio sa sala e prepara o pescoço pra ficar virando de um lado pro outro!

Fazendas de Minas!

 A história é contada em etapas, nesta fase inicia o surrealismo, modernismo....
Em seguida fui almoçar por que ninguém é de ferro! A tarde estava apenas começando.... Encontrei um restaurante pertinho e voltei para Praça da Liberdade, para o Espaço TIM UFMG de conhecimento.
 Eu diria que boa parte do museu é mais voltado para crianças, pois conta a história da criação do Universo, da evoluação do macaco ao homem, etc... Porém, no último andar fica o planetário, são 40 minutos de vídeo sobre a chegada do homem ao espaço, a Lua. A competição entre os EUA e a União Soviética em busca dessa conquista. Com certeza a melhor parte do museu! Ah vale a pena levar uma blusinha pois o ar condicionado é intenso.



Museu das Minas e dos Metais

 Terceiro museu do dia: Museu das Minas e dos Metais.  O patrocinador do Museu é o empresário Eike Batista, um dos homens mais ricos do mundo de acordo com a Revista Forbes. Foi o único museu que paguei R$6,00 pela entrada, mas valeu a pena! É uma verdadeira aula de química! Perfeito para quem está estudando a tabela periódica, como disse o Guilherme...rs 
Mas não pensem que serve apenas para quem está se preparando para o vestibular, é uma forma de aprendermos mais sobre como esses metais fazem parte do nosso dia a dia, estão em todos os lugares. Conseguimos enxergar as diversas utilidades de cada componentes, pois cada um deles está relacionado com algum objeto que faz parte da nossa casa, da nossa vida. Exemplo: silício, nanotecnologia, pedras preciosas, calcário, ect, etc, etc. E claro, para quem está na fase do vertibular, segundo grau...tem forma mais divertida de aprender?
Como já era meu terceiro museu, não tive pique para assistir a todos os vídeos, cada detalhe, mas curti tudo que vi. 

Pedras e minerais


 Medidor de metais no meu corpo


E por fim mas não menos importante, a última parada foi no Museu de Artes e Ofícios. Este é um pouco mais longe,  localizado na Estação Central. Para a sua construção foram restaurados dois prédios antigos de rara beleza arquitetônica tombados pelo patrimônio histórico. Este museu conta a história das profissões e das relações de trabalho, a evolução de cada ferramenta de trabalho. 

Na frente do museu tinha muita gente curtindo o sol, jogando bola, dançando... eu fiquei um pouco receosa, sabe como é, garota andando sozinha por certo lugares... Mas foi tranquilo,  assim que saí do Museu peguei um táxi de volta ao hotel! Meu corpo pedia descanso e a noite ainda tinha mais!






E você, já esteve em BH? O que você gostou mais nessa capital mineira?

10 comentários:

  1. To apaixonada por MG e pelos seus museus, eu sou louca por museu, na proxima vez no Brasil vou tentar visitar alguns desses que voce colocou no post.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. O Monique, fico feliz que estejas gostando!!! Se vocë gosta de museus, em NY tem o Museu da Cidade de NY, eu amei, não é tão conhecido, mas é super bacana. Fica na 5o avenida (http://www.mcny.org/). bjss

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que tinha tanto museu assim. O último me pareceu super interessante e tenho ctz que a comida por aí é ótima.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia!!! Obrigada por dar uma licao de Cultura Brasileira para mim:) Muito show. Parabens. Bjus. Gio (SC).

    ResponderExcluir
  5. oi Gio, obrigada pela visita!!! Pois é... tb estou aprendendo muito por aqui. Não é mesmo Gisley? Eu tb não imaginava que tinha tanto museu em BH. Até mesmo quando eu estava em SP descobri mais museus do que o esperado... beijão meninas e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Bia, super interessante seu blog!! Adorei as dicas de viagem!! Eu ainda n conheco BH, mas tenho a meta de todas as vezes q for ao Brasil, tentar levar o marido para conhecer algo q ja conheco e outro lugar para desbravarmos juntos rsrs!!! Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, obrigada pela visita e pelo elogio!!! Brasil com certeza tem muita coisa boa e muito grande....muito coisa pra explorar! beijos

      Excluir
  7. Adorei seu post sobre Belzonte!! Que saudades de casa que me deu agora Bia.
    "Oh! Minas Gerais
    Oh! Minas Gerais
    Quem te conhece
    Não esquece jamais
    Oh! Minas Gerais"

    Pronto, chorei!!! :( Coracao mole e saudades de casa é %&¤&%¤.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostasse Ludimila!!! Imagino que a saudades tenha batido mesmo...as fotos são muito marcantes quando estamos distante!!! Obrigada pela visita! bjs

      Excluir
  8. Bia,

    Você sempre dando um show de redação.. Tinha visto este post anteriormente, porém fiquei meio "inebriado" com tanta informação. hehehe... Museu eu vou só a um de cada vez... Sou como Paulo Coelho, sento na praça e fico vendo e interagindo com o povo da região.. Tudo é questão de estilo, hehehe... Quanto ao planetário, achei o máximo o "experimento de miller" montado, química inorgânica sendo transformada em orgânica, só tinha visto teoricamente isto, ah! e a parte que fala das frutas realmente Brasileiras, só sobrou a jabuticaba, o açaí e mandioca... o resto na grande maioria os europeus, negros e asiáticos que trouxeram... Ah! na parte que mostra a evolução das espécies, reparou em uma "lacuna" um "pulo" na evolução, este é o grande empecilho nos discursos dos evolucionistas, mas atualmente na China estão aparecendo fósseis que "linkam" gerações distintas.. não sei precisar o ano... mas o interessante é que eu estava com uma "bagagem" recente de informações que coincidiam com o museu, como também desmistifiquei sobre quais as frutas do Brasil, por falar nisso a goiaba e a banana selvagem tbm são da nossa terra, só que o português conheceram a primeira com muito bicho e as bananas só os índios sabiam preparar, depois é que trouxeram as espécies da America Central, que eram mais saborosas... Escrevi muito, sinal que tenho que fazer um post sobre isso no meu blog abandonado... hehehe beijos e temos que nos ver...

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails