12 de dezembro de 2011

Morando na China - Parte 2


Hoje temos a segunda parte de "Morando na China", com participação especial da Sheyla, que mora na província de Gansu, na capital Lansho(兰州), localizada no oeste do país, nas margens do Rio Amarelo. É um dos principais caminhos da Rota da Seda.



Fonte da imagem - Google



Sobre Gastronomia



Na China, toda comemoração que se preze é feita com muita comida e, claro, bebida. Neste país de mais de 1 bilhão de habitantes e dezenas de gastronomias regionais, a comida ocupa espaço importante. Em um banquete chinês, o número de pratos, quase sempre, equivale a múltiplos do número oito ("ba", em chinês) que tem o mesmo som da palavra "boa sorte" ou então múltiplos de nove ("jiu") o mesmo som da palavra "longo", para que as pessoas tenham vida longa.

A comida é diretamente associada à saúde: os chineses acreditam que comer cabeça de peixe regenera as células cerebrais, que comida picante faz bem para a pele, que os chineses são magros porque comem muito arroz (ao invés de pão, como os ocidentais).




 Língua de pato, abalones, ovos de mil anos, ninho de passarinho, cabeça de peixe, barbatana de tubarão, pepino-do-mar... todas essas iguarias fazem parte da mais sofisticada culinária chinesa. Difícil esquecer o sabor único dos camarões temperados com folhas de chá, das massas artesanais esticadas com a força dos braços, do pato de Pequim...

Durante os banquetes, os convidados se servem com seus palitinhos diretamente dos pratos, colocados no centro giratório da mesa. É bom não ter ninguém resfriado, senão já viu... rsrs. O peixe é indispensável porque em chinês, o som do ideograma peixe ("yu") é igual ao da palavra fartura, o que significa que sempre haverá comida de sobra e para todos.

Além disso, não pode faltar carne de porco, frutos do mar, sopas, saladas, vegetais, jiaozi (um tipo de ravióli chinês) e muito tofu, preparado das mais diferentes formas: frito, com molho, sem tempero... Para complementar a refeição, pães quentes recheados e arroz.

O chá sempre está presente e também refrigerante, cerveja e... baijiu! Baijiu é traduzido como "vinho branco chinês", mas na verdade é um forte destilado feito a partir de arroz e outros cereais. A concentração de álcool pode chegar a mais de 60%. Em todos os almoços e jantares de negócio, lá esta ele: o líquido transparente dentro de uma garrafa que parece inocente. É servido em copinhos, como os de licor. Não há comemoração de negócios sem baijiu e não esvaziar o copo berrando "ganbei" ("esvazie o copo" ou o equivalente ao nosso "saúde") é falta de respeito. Coisa séria.


Na China também existem as famosas comidas exóticas, tais como: escorpião, grilo, cobras, jacarés, testículos de animais... Mas como o próprio nome diz, “exóticas”, ou seja se é exótico para nós é para os Chineses também. Esses alimentos não fazem parte da refeição diária da população. Eu pelo menos não presenciei nada tão “terrível” em um jantar, a não ser sopa da barbatana de tubarão ou dos ossos de pato. Coisas que temos como encarar sem medo...rsrsrsrs 



Para turistas: não fiquem preocupados, vocês não irão passar fome! Tem McDonald's, KFC, Burguer King, Starbucks. Mas eu digo que vale a pena conhecer a culinária chinesa. Esta não se parece nem um pouco com o que conhecemos aqui no Brasil.

Fatos Curiosos... Comportamento

Os chineses - em geral - são muito curiosos. Na rua, basta uma pessoa pedir informação que uns 3 ou 4 chineses se juntam para saber o que está acontecendo. Se for um estrangeiro que fala, pelo menos, o mínimo de chinês... pode esperar uma plateia de curiosos.
Nos parques, normalmente duas pessoas jogam xadrez chinês e pelo menos 10 ficam em volta dando palpites e vendo a evolução do jogo.
No metrô, o livro ou jornal que você está lendo nunca é só seu. Quem está ao seu lado, com toda certeza, vai olhar, ler e interferir.
Deste lado do mundo é normal conhecer alguém e já na primeira conversa perguntar o seu salário ou quanto você paga de aluguel. Os estrangeiros que vem para a China precisam saber que tudo isso faz parte da cultura do país e não devem ser sentir ofendidos e nem obrigados a responder (ô situação!).
Ao cumprimentar, o chinês não esta habituado ao “beijinho” no rosto, ao abraço. O cumprimento é com o aperto de mão, seja para homem ou para mulher.
Outra fato que intimida alguns estrangeiros em pontos turísticos é quando chineses pedem para tirar fotos. Aproveite e também tire uma com a pessoa que pediu! É mais história para contar quando voltar ao Brasil. Eu fiz isso!! rsrs







População
Simpática e muito curiosa, ainda mais quando reconhece um estrangeiro.

Compras
Eu discordo quando dizem que na China as coisas são mais baratas. Na verdade existe de tudo, do barato ao caro. E igual como aqui no Brasil, o que é bom é caro!
O que é barato é falsificado e em minha opinião, a qualidade normalmente não é muito boa não.

Lugares que valem a pena
Gosto muito de Shanghai! É um centro bom de compras (não me refiro a preços) e lá encontramos muita coisa familiar, tais como supermercado com mantimentos conhecidos e comidas mais ocidentais.
Os pontos turísticos da China são lindos! Vale a pena conhecer um a um! Recomendo a Cidade Proibida, as Muralhas em Pequim, os prédios altos de Shanghai, o Exercito Terracota de Xi’an...

Comunicação
Sim, o inglês é viável por lá... Graças a Deus rsrs


Alguém com vontade de ir a China?

3 comentários:

  1. To adorando esses posts sobre a china. Em relacao a comida exotica fiquei surpresa, porque do jeito que falam por ai, da a entender que se acha esses escorpioes entre outros em todo lugar. Ainda bem que nao!..rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse relato,é bom ouvir de alguém próximo a vc sobre a cultura local, principalmente a gastronomia, uma refeição que desceu atravessada em um país onde vc está longe de seu médico, não é fácil, portanto..devagar e com parcimônia....como diz a Sheyla qdo tenho dúvida, como arroz e legumes...sábia essa minha filha...qto aos pratos diferentes, tem muitos que são do agrado dela, tem mencionado alguns e feito aq em casa p/ provarmos rsrsrsrssrsr... a exótica fica para quem gosta. Amei mais uma vez em ler....quero mais, apesar de ter conhecimento dos escritos da Sheyla, ler em outro blog, me deixa hiper orgulhosa...bjs meninas

    ResponderExcluir
  3. Meninas, também adorei esse post! A sheyla foi rica em detalhes e me imaginei viajando por lá também! Obrigada pela visita! beijos

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails