5 de novembro de 2011

Presídio de Alcatraz

Estava revendo algumas fotos dos EUA, do blog e percebi quanto história boa eu vivi, quantos lugares conheci e não compartilhei nem a metade aqui.

Um dos lugares mais curiosos e misteriosos que fui, foi a Ilha de Alcatraz quando fui para São Francisco em março de 2010. 
Vista da ilha a partir de São Francisco:


Para ir até a ilha, peguei um barco da Alcatraz Tour. O passeio diário custa $36,00 e é preciso comprar com antecedência, está sempre lotado, principalmente nos finais de semana. Tem o passeio noturno também. Imaginem estar nesta ilha a noite! O clima deve ser ainda mais emocionante! Ou aterrorizante. 

Chegada na ilha. Antes de ser um presídio, a ilha era uma base militar. Depois foi convertida em prisão de segurança máxima e funcionou por apenas 30 anos. De acordo com o Governo Americano, a manutenção do local era cara e a segurança já não era o ponto forte. Isso aconteceu logo após a fuga de 3 prisioneiros que nunca foram encontrados. Antes disso, outras fugas ocorreram, mas os fugitivos foram encontrados ou mortos. 

Reparem no ponto alto. Mais abaixo há fotos com vista para São Francisco. Bom, pelo menos o pessoal da ilha podia apreciar esta vista maravilhosa. 
Com o tempo, dizem que muitas famílias foram morar lá. Familiares de soldados e outras pessoas que lá trabalhavam. 



Ruínas de alcatraz...obra não terminada. 


Ao entrar no presídio, recebi um "guia", equipamento de áudio, com fone de ouvido que LITERALMENTE te guia. Esquema do tipo: siga em frente, olhe para esquerda, olhe para direita, aqui era a cela de "Al Capone". E assim eu ouvia mais sobre o presidiário... E através deste guia, andei por todo local e conheci todas as histórias.

Biblioteca - de acordo com o guia, os prisioneiros liam muitos livros por ano (não lembro exatamente quantos), mas um indice altíssimo comparado a qualquer pessoa.
 Chuveiros
 Cela
 Presidiários que ficaram para sempre na história....

 Ala de visitação.
 Aqui é o local da "vista" que comentei mais acima. O dia estava favorável, um sol maravilhoso e um vento gelado.
 São Francisco

 Mais uma cela, uma perfeita simulação, com um presidiário imaginário embaixo das cobertas. Aliás. toda a fuga de Frank Morris foi contada...bom, pelo menos como eles acreditam que ele tenha fugido, pois nunca foi encontrado... Esse será sempre o mistério de Alcatraz.
 A cozinha.

Alguns presidiários famosos: Al Capone, Robert Franklin Stroud, Alvin Karpis e Frank Morris. Frank Morris, um dos fugitivos nunca encontrado, continua na lista dos procurados. 


Depois de fechado em 1963, alguns nativos norte-americanos foram morar no local, alegando que toda obra pertencente ao Governo e não ocupada, poderia ser utilizada. Ficaram lá 2 anos.

Este presídio já rendeu muitos filmes americanos, um dos mais conhecidos é A fuga de Alcatraz com Clint Eastwood.


2 comentários:

  1. Super interessante!Qdo for a San Fran, preciso considerar esse passeio! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena Gi, aliás, da California ainda tem muito que quero conhecer....

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails