9 de outubro de 2011

Perseguindo o sonho americano


Pessoal, retirei o texto abaixo da newsletter que recebo da minha escola de inglês em NY. A tradução não está 100%, mas dá pra entender... Algumas pessoas não entendem o por que de ir para os EUA e esse texto ajuda a entender. O original está aqui.

Perseguindo o sonho americano - 30 de setembro de 2011 
 

Por Elena Bezzubov (Rússia) 
Historicamente, o sonho americano é frequentemente associada com a experiência de imigrantes. É o que inspirou e inspira tantos para vir aqui. América é uma questão do espírito e da alma. América é mais do que uma nação, é um conceito ... um sonho. O sonho americano significa ter a liberdade e capacidade de ser o que se quer ser. A América não é um pool de gene ou uma nação antiga. Os americanos são nascidos em países diferentes e veem aqui em momentos diferentes em suas vidas. Todo mundo tem uma parte “americana” incorporada em si, no fundo, até que eles escolhem para liberá-lo e compartilhá-lo com o mundo. 
No entanto, sendo um norte-americano exige algo mais do que apenas viver aqui, falar Inglês, obedecer a lei e manter um emprego. Eu acho que ser um meio-americano é viver um estilo de vida distinta ideológica e culturalmente. América é um país com seus valores exclusivos, políticos, econômicos e sociais, crenças e instituições.
América atrai sonhadores, líderes, descobridores, oportunistas, gente que corre atrás, gênios perturbados, arquitetos ambiciosos, e amantes de coração partido, por que oferece mais do que bilhete de loteria.  
O sonho americano torna a América maravilhosa. 
Não só porque a América oferece a liberdade religiosa, a prosperidade econômica, e meritocracia para seus imigrantes, mas também porque os sonhos americanos sempre foi um fator motivador para irem além. Com tantas pessoas neste país e tantos objetivos diferentes, não pode ser apenas um grande "sonho americano". Muitas pessoas descobrem o sucesso em muitas áreas diferentes. Alguns desejam uma casa grande e uma família perfeita, outros esperam por uma boa educação e um trabalho ainda melhor. Uma vez que começam algo que eles têm ansiado, eles automaticamente encontram outra coisa para ir além. Pode ser um ciclo vicioso sem fim. No entanto, o sonho americano abraça relativamente a prosperidade, a segurança pessoal e liberdade pessoal. Mas quantos realmente podem alcançá-lo? É um mito ou uma realidade, fato ou ficção? 

Eu realmente acredito que o sonho americano é o equilíbrio entre o que nós precisamos, o quanto queremos, e o que estamos dispostos a fazer por isso. Para mim, ter um sonho americano é como ter um objetivo, que sempre pode me trazer de volta no caminho certo, sempre que eu me perdi no meu caminho. Inspira-me sempre que estou cansado de fracassos. Esse sonho, ou objetivo, define um propósito em minha vida e impulsiona-me a aproximar-se o meu destino. 

Eu sonhei sobre a América durante anos. Eu sempre me senti como se eu fosse uma ovelha negra na minha cidade natal, na Rússia. Eu queria a oportunidade de viajar por todo o mundo, para explorar novas culturas e fazer amizades internacionais. Eu gosto de ser desafiado  a descobrir coisas novas. É por isso que eu fui atraído à idéia de me mudar para Nova York, esta cidade diversificada e energética, para prosseguir o meu sonho americano. 
Tenho vivido em Nova York por quase três anos e até agora eu não tenho nenhum arrependimento sobre minha decisão. Apesar de ter sido um risco financeiro e profissional, eu não me importo com isso. Surpreendentemente, eu me sinto mais confiante sobre minha decisão a cada dia. 
Agora parece que é o momento certo para escalar outra montanha. Estou aqui para encontrar um equilíbrio, para ter sucesso tanto em minha vida profissional quanto pessoal. Se alguma coisa me faz feliz, devo isso a mim por ter coragem de tentar. Eu sei que é um clichê dizer isso, mas "sem risco, sem recompensa." Quer se trate de ser quem eu sou pessoalmente ou pela de superação de desafios financeiramente, eu tenho a chance de ter sucesso e chegar à frente neste país. Eu não acho que muitas pessoas podem dizer isso fora da América. Há menos restrições na  América do que em outros países. 
Dito isto, devo admitir que o sonho americano tem muitos aspectos, e isso pode ser um fato ou ficção, dependendo dos esforços de cada um. O país permite que as pessoas com desejo, aspiração ou desejo de continuar realizem seus sonhos. O que qualquer imigrante, passando pela experiência americana tem que ter é a ambição, perseverança e gosto pela vida. 

2 comentários:

  1. Concordo e é isso que as pessoas não entendem. Na América vc não precisa morrer pra ter uma renda, ter mestrado, doutorado e isso e mais aquilo pra fazer uma vida. Vc tem que ser ambicioso, decidido, perseverante e ter people skills.

    Sexta passada uma moça que trabalhou na Disney me disse que seu amigo do Haiti que tinha sido camareiro por anos foi promovido à gerente na área de logística. Subiu na vida. Ninguém dava nada por ele, mas os chefes estavam sempre prestando atenção e vendo como ele era esforçado.

    E isso eu não vejo no nosso país. No nosso país é preferível ganhar um salário mínimo com um bacharelado do que vir pra cá e começar de baixo.

    É verdade que do lado de cá não são flores mas o que eu gosto de ver nesse povo é a força de vontade.Esse tal do correr atrás como a russa falou.Americano não fica esperando as coisas cairem do céu.Qto mais hrs pra trabalhar, melhor sem contar na herança protestante que eles têm, o que me faz acreditar que apesar dos pesares, eles ainda são abençoados por isso.

    Gde abraço!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Gi, vc entendeu bem o espírito deste post. Sei que tem há muitos brasileiros esforçados porém, mesmo assim é muito difícil ter condições financeiras decentes aqui. Daí muitos apelam pro jeitinho brasileiro ou coisa pior... Afinal, tanto político que "se deu bem" só no jeitinho. Triste isso!!! beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails