5 de junho de 2011

Pesquise antes de viajar

Antes de viajar é muito importante dar uma pesquisada antes, para não perder tempo e não pagar mico por aí! Vale pesquisar em Blogs, revistas de viagens, dicas com amigos, fazer anotações e roteiros e comprar algum guia para levar durante a viagem.

Algumas pessoas pensam que é dinheiro jogado fora comprar um guia ou que será algo a mais pra carregar. Eu vejo diversas vantagens:
- Os guias já fornecem uma base de preço de hotel, comida e transporte. Uma grande ajuda na hora de escolher a melhor opção.
- Há mapas e endereços, uma importante ferramenta na tomada de decição de como chegar até o local, quanto tempo vai levar, qual a melhor opção de transporte e o que mais tem de interessante na mesma região. Assim o roteiro pode ser montado pelo mapa, pelas opções turísticas próximas.
- Ouvir opinião de quem já foi e assim decidir que vale ou não a pena ir até lá.
- Caso você não seja aquele tipo de turista que vai até os principais pontos turísticos e sim do tipo que prefere ver mais sobre a cultura local, há guias sobre isso também.

Eu gosto de comprar guias, principalmente se vou ficar bastante tempo e constantemente dou uma espiada, faço anotações... Gosto muito dos Guias da Folha, são super práticos, bem abrangentes, com dicas do local, mapas, valores... A única desvatangem dele é que é capa dura, feito de um papel de ótima qualidade e isso deixa o livro um pouco pesado. Mas eles também tem opção pocket, que foi o que comprei quando fui para São Francisco. Menor e mais fácil de carregar.


Outra dica são os guia da Lonely Planet. Ainda recente no Brasil, há revistas e guias, além do site, com excelentes imagens e reportagens. Eu sempre dou uma espiadinha nesse site antes de viajar.

Outra vantagem dos guias, são as dicas da cultura local. Por exemplo, na Índia, em alguns templos não é permitido entrar de calça. E na Itália, em algumas igrejas, não é permitido entrar de saia. Se você não souber disso antes, vai perder a viagem indo até o local e não poder entrar e conhecer melhor.... Sabemos que cada Nação tem sua cultura e não importa de onde você vem ou se sabia ou não, é importantíssimo respeitar esses hábitos para poder usufruir o máximo possível da tão sonhada viagem!

Um comentário:

  1. Oi Bia! Gostei da ideia!
    Eu to morando na Holanda, e de quebra viajado pela Europa quando posso. Posso fazer uns posts sobre alguns lugares que viajaei, e você poderia fazer um post sobre algum lugar legal em Sp.

    Me mande um email!
    anacelia_viana@yahoo.com.br
    ate mais!

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails