9 de maio de 2011

Viajar no feriado

Viajar no feriado pode ser uma grande maravilha ou uma enorme catástrofe. Muitas vezes eu evito. Um dos motivos é que meu trabalho já é fora de casa, então passar o feriado em casa é uma delícia.
Outro motivo é que moro numa cidade turística, ou seja, "eu moro onde você passa férias" como diz uma comunidade no orkut.

E outro motivo que evito viajar no ferido, é porque do jeito que estão as coisas no Brasil, até o céu está cheio! Trânsito em terra, de carro. Aeroportos lotados, trânsito no céu! Além do trânsito pedestre, muita gente pra todos os lados.

Há algumas coisas que podem ser feitas para melhorar nossas feriados!

- Para comprar passagens aéreas e reservar hotéis para o feriado, o melhor é se planejar e comprar com bastante antecedência. Os preços são bem mais em conta. Vale a pena aproveitar as promoções dos sites de compras coletivas.

- Para ir de carro, é preciso sair mais cedo ou muito mais tarde. Mas sair mais cedo é complicado para a maioria, devido aos nossos compromissos diários. E se sairmos mais tarde, perdemos boa parte da diversão! 
No último feriado, fui apenas para Indaial (eu estava em Blumenau trabalhando). Foram apenas 20 km de distância, mas saí umas 17hs e levei 90 minutos! Ou seja, quase 5 min por quilômetro. Eu não faço esse trajeto com frequência, mas disseram que é bem comum esse trânsito tento, não apenas nos feriados.

- Esse trânsito lento é devido não apenas ao volume de carros, mas as estradas esburacadas, falta de sinalização, falta de educação ao volante, falta de policiamento adequado, pouca infraestrutura (pista dupla, viadutos). Quem já viajou para algum País de Primeiro Mundo, sabe bem do que estou falando. As estradas são tão boas, a gasolina muito mais barata, até os carros possuem uma durabilidade maior.

- Loucura nos aeroportos. Das últimas 10 viagens que fiz, eu diria que apenas 2 chegaram no horário. Tudo bem que o atraso não foi grande - em torno de 30 minutos - mas se eles vivem atrasando, por que não tomam alguma atitude?
Sem contar a demora para pegar a bagagem, de 20 a 30 minutos... E ainda a fila do táxi. Nesse último domingo, foi quase meia hora. (Mais uma vez eu pergunto, esse é o país da copa?).

A minha vontade é de realizar uma CAMPANHA que:

- Proibisse os políticos a andarem de helicóptero.

- Eles deveriam ser obrigados a andar de carro, sem motorista, no horário do rush, no mesmo horário em que a maioria da população também está na estrada.

- Deveriam ser obrigados a viajar na classe ecônomica ou de ônibus.

Assim eles iriam sentir um pouquinho da raiva que sentimos do tráfego e quem sabe, começam a pensar um pouco mais no Brasil, em novos sistemas de transporte público e agir de acordo com suas obrigações.
E você, iria aderir a essa campanha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails