8 de abril de 2011

Starbucks São Paulo X Starbucks New York

Fui matar a saudades das lembranças de NY e conferir o café da Starbucks aqui em Sampa. 
Confesso que mais do que do café, sou fã mesmo é do conceito. (Veja mais aqui) A estrutura das lojas, as milhares opções de café, o lugar aconchegante, o fato de estar nas ruas geladas no inverno e a cada esquina poder esquentar os ossos com um café ou chocolate quentinho são estratégias que levam a Satrbucks a ser esse fenômeno mundial. 



E por aqui percebi algumas diferenças nas Starbucks:

 - Nos EUA os bolos são servidos em guardanapos. Aqui em pratinhos. Acho isso importante em caso de refeição principal. Melhor como fazemos no Brasil, sentar e apreciar o almoço ou jantar. Ao contrário dos americanos que comem em pé e correndo. Mas no caso de bolinhos, achei meio frescurada... as mesas são pequenas pra isso e pareceu algo formal demais. Starbucks aqui é mais Status.

- Aqui temos muitos salgadinhos pequenos, para beliscar, como coxinhas e pão de queijo. Nos EUA só tem pacotes tipo chips ou lanches grandes. Pequeno mesmo, só doce. E assim também é na Starbucks dos EUA, servindo fatias de bolo de limão e de banana com chocolate (que amo!) ou ainda de frutas vermelhas, cheesecake. 
Aqui a Starbucks também assumiu a cultura brasileira, servindo pão de queijo e muffins salgados, que eu não conhecia. Além de algumas fatias de bolo e muffins doces em geral.  
 - O preço aqui também é um pouco mais salgado, na faixa de 10 reais um café, ainda mais se comparamos a tantas outras opções de um bom café brasileiro. Nos Eua, uns 6 ou 7 dólares. Lembro que na Alemanha também entrei em uma Starbucks, mas como o preço era muuuito mais salgado, na faixa de 10 euros, eu desisti. Afinal, com a diversidade de opções de padaria que há por lá (cucas, strudel,...), a falta de café não era problema!  

- o que vi em ambos: pessoas sozinhas, lendo ou navegando na internet. Algo natural em países de primeiro mundo mas que ainda rasteja um pouco por aqui (Vejo mais em cidades grandes). Brasileiro aprecia a companhia, o bate papo, jogar conversa fora. Se vai ficar sozinho, fica em casa. 



Há alguns meses li esse livro, sobre a trajetória do autor e o tempo em que ele trabalho na Starbucks, foi assim que conheci mais o conceito e passei a valorizar e a conhecer a estratégia. 

E você, já apreciou um café Starbucks?

Ah....não estou ganhando nada com a propaganda aqui, apenas gosto de comparar culturas, falar sobre lugares e apreciar vários sabores!

6 comentários:

  1. Oi Bia,
    Adoro os cafés da Starbucks! Lendo teu post senti muita vontade de tomar um café. Bjo

    ResponderExcluir
  2. oi Zoraia!!!
    E tem café Starbucks na sua cidade? Bom, naminha cidade não tem, imagino que tenha em Floripa talvez....bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi oi !!!

    Li este seu post, ai lembrei do Café Otavios, ai em Sampa na faria lima, sei mt sobre este local,pois fiz um trabalho de Mba sobre o café e o Otavios possue a universidade do café, mas nunca fui no estabelecimento, dizem que é fantastico e mais em conta que o starbuks, quem sabe armamos um encontro de blogueiros lá...o que acha? bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah legal Gui, gostei da idéia! Vou me informar mais, adoro esses lugares novos. Tb fiz meu projeto de MBA com base em um Pub daqui... Quem sabe marcamos num sábado com os blogueiros!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Sou completamente fã de Starbucks, São Paulo tem uns enormes, com poltronas enormes para você conversar, navegar na internet, até mesmo dar algum cochilo kkkk O melhor ainda é que são todos pertos um do outro, na região da paulista mesmo, encontram-se mais de 3

    ResponderExcluir
  6. Sou completamente fã de Starbucks, São Paulo tem uns enormes, com poltronas enormes para você conversar, navegar na internet, até mesmo dar algum cochilo kkkk O melhor ainda é que são todos pertos um do outro, na região da paulista mesmo, encontram-se mais de 3

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails