27 de março de 2011

Museu da Língua Portuguesa


Esse final de semana foi super quente, em todos os sentidos! Um dia lindo, sol maravilhoso de rachar, quase 40o graus! Deve ser a despedida do verão... E quente em programas culturais! O must foi o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz. É o museu mais visitado da América do Sul. A entrada custa apenas 6,00 reais. Está aberto todos os dias e as terças fica aberto até mais tarde. Um museu super interativo, com jogos, vídeos, computadores. Só senti falta de traduções. E se vier alguém que não fala português? Eu esqueci de perguntar se eles tem guias, mas dentro do museu, é tudo no bom e velho português.

Iniciamos com um vídeo de 10 minutos, com a atriz Fernanda Montenegro narrando o início, como surgiu o idioma. Em seguida a tela do cine se move e fomos convidados a entrar em uma sala, com luzes no chão, com diversos poemas, frases, contos... No teto, por 30 minutos, em conjunto com sons e músicas, são narrados mais alguns tipos de contos em forma de rima, figuras de línguagem, com sotaques, por diversos autores e narradores...

No segundo andar, no corredor, há uma sequencia de telões, contando mais algumas histórias do idioma e do Brasil.
Sala interativa, com a ordem cronológica do surgimento da língua falada, da chegada dos portugueses ao Brasil, da mistura com outras nações e idiomas, da inserção de algumas palavras do francês e inglês, até chegarmos ao internetês.

Computadores interativos.

Jogo de palavras, palavras em movimento.
Estação da Luz.
Se vierem a SP, esse é um programa imperdível! Eu amei!!!
É barato, é divertido, é cultura, é Brasil. E você, conhece algum museu mais interativo?

2 comentários:

  1. Bia, adooooro o Museu da Língua Portuguesa! Já fui 3 vezes! E muitas vezes o segundo andar está aberto com uma exposição temática.. Eu já fui na de Machado de Assis e no Ano da França no Brasil... obviamente tudo super interativo e diferente. Ótimo passeio e ainda tem a Pinacoteca ali na frente, assim como a José Paulino e a Sala São Paulo!

    ResponderExcluir
  2. oi Ana!!! Tb adorreeeii! Náo deu tempo de fazermos tudo, pois também fomos a Feira da Liberdade e estávamos super cansados. Mas com certeza quero ir!!! bjsss

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails