10 de outubro de 2009

Curiosidades da Alemanha

Oie!
Continuo sem poder postar fotos...

Hoje o post é sobre um dos mais desenvolvidos do mundo.
Além do mais, a Alemanha tem uma grande preocupação com a sustentabilidade! Que por coincidência, é meu foco principal no trabalho também.

Aqui tudo é projetado para economizar.
As escadas rolantes nos metros / locais públicos não funcionam continuamente. Elas têm um sensor, então só funcionam quando alguém chega perto para subir ou descer.

A mesma coisa com as luzes de banheiros públicos, no meu trabalho... Só acende quando alguém entra.

Nos supermercados a economia também é grande. Não tem ninguém pra te ajudar a empacotar as compras e até a sacola é cobrada. Então o ideal é você sempre trazer sua sacola.

Caso você precise usar o carinho do mercado ou o guarda-volumes, você precisa colocar 1 ou 2 euros no cadeado que segura o carinho para que ele se solte. E quando você devolve o carinho, pega seu dinheiro de volta. Ou seja, é um "aluguel".

A maioria das garrafas plásticas são retornáveis. Ou seja, depois que você bebeu sua água, seu refri, etc... você vai até um mercado ou um posto de coleta e recebe de 8 a 25 centavos pela garrafa (depende do tamanho). Afinal, você pagou pela garrafa, não pagou? Estaria apenas recebendo de volta.
Nos mercados normamente é possível encontrar uma máquina que "compra" sua garrafa. Ou seja, mais uma vez tudo automático para economizar mão de obra.

Também nas boates, caso você compre uma bebida que venha em copo, tipo uma taça de vinho, você talvez pague 4 euros pela bebida. Mas se retornar o copo vazio, eles devolvem 1 euro. Se economiza no copo de plástico e na limpeza. Pois todos querem receber 1 euro de volta, o euro que você pagou quando pegou o copo. É um retorno. Os copos não ficam jogados pelo bar, não sujam, não quebram...

Peculiaridades bem interessante, não acham?
No início, quem chega aqui, joga sempre as garrafas no lixo... é questão de hábito. E pelo jeito vale a pena, senão a Alemanha não seria um país tão desenvolvido, limpo, organizado e sustentável!


Você pode ler mais sobre isso aqui:
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,2235192,00.html

3 comentários:

  1. Oi Bi,

    Que bacana. Um exemplo de Pais.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, achei o máximo. Não sabia disso e achei formidável. Vou ver as fotos no facebook ehehehe... beijos, saudades de ti!

    ResponderExcluir
  3. O dia de hoje é muito importante na vida das nossas criancas. Por isso mesmo temos algo bem especial. Passe por lá.

    Abracos

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails